marca turismo consciente
Personalizamos seu roteiro
Escolha seu destino
Ilha de marajó
Amazônia Marajoara
Belém e Ilha de Marajó
Belém Gastronomico
Manaus e Comunidades do Rio Negro
Comunidades de Alter do Chão
Alter do Chão
Monte Roraima
Festival de Parintins
Círio de Nazaré
slogan_desenvolvimento_sustentavel_amazonia
Rua Rocha, 425 - 4º Andar
cep 01330-000 - São Paulo - SP
contato@turismoconsciente.com.br| 55 11 3262 4399
blog turismo consciente twitter turismo consciente
promoções e novidades
Receba por email as atualizações da Turismo Consciente!
Digite seu mail no campo abaixo.
entre em contato
Comunidades de Alter do Chão
Alter do Chão localiza-se na margem direita do rio Tapajós, a 32 km de Santarém. De agosto a dezembro é o período quando a maré está baixa e as ilhas e as praias aparecem. Apelidada pelos nativos de "Caribe brasileiro", ela dá ao turista o sensação de ter encontrado o paraíso amazônico. Praias de areia branca, água cristalina, igapós, florestas inundadas, árvores centenárias, compõe o cenário local.

Este roteiro foi desenvolvido para o visitante que quer ter a experiência de navegar em um dos principais afluentes do Rio Amazonas, Rio Tapajós, e conhecer um dos rios mais bonitos da Amazônia de águas cristalinas e praias e areia branca, Rio Arapiuns. Durante os dias fazer passeios pela floresta, conhecer praias e comunidades tradicionais ribeirinhas, vivenciar um pouco do cotidiano amazônico com muito conforto e exclusividade.

Para o fortalecimento do Ecoturismo de Base Comunitária como estratégia para o desenvolvimento regional é necessária a proximidade entre os diversos atores e os parceiros existentes e potenciais. A interação com ecoturistas realmente comprometidos com questões socioambientais, que valorizem a troca de conhecimentos e saberes com as comunidades, é fundamental para a consolidação da atividade e o estímulo ao aprimoramento das capacidades receptivas das comunidades. Assim, o acesso aos benefícios pode ser ampliado e o conceito do Ecoturismo de Base Comunitária fortalecido.
Comunidades de Alter do Chão Inclui
Comunidades de Alter do Chão Não Inclui
 
dia a dia
dia 01 Chegada em Alter do Chão
Traslado aeroporto de Santarém para vila de Alter do Chão, Vila tour em Alter do Chão, para conhecer o centrinho e acomodação no hotel ou pousada.
dia 02 Floresta Nacional do Tapajós
Subindo o Rio Tapajós, chegada na comunidade de Maguary, localizada dentro da Floresta Nacional do Tapajós. Passagem pelas praias de Pindobal, Cajutuba, Aramanai. A comunidade faz parte do projeto de apoio ao manejo florestal sustentável da Amazônia e monitorada pelo ICMBIO (IBAMA), o passeio propicia ao visitante conhecimento sobre a utilização dos recursos naturais pelas populações caboclas de descendência indígena. A comunidade vive da produção de farinha de mandioca, feijão e arroz para subsistência. O couro ecológico (artesanal) é a nova fonte de renda, durante a visita é possível conhecer todo processo de transformação do látex em produtos ecologicamente correto. Seguiremos para comunidade de Jamaraquá, com guias mateiros do IBAMA, adentraremos na selva Amazônica de matas primárias com gigantescas árvores como a Samaúma, Piquiazeiro, Castanheiras e uma grande variedade de medicamentos de ervas e cascas de árvores que os nativos têm como remédios. Animais são raros durante o período diurno, já que os animais que habitam a Amazônia têm hábitos noturnos a caminhada tem a duração de 4 a 5 horas para percorrer entre 10 a 12Km de trilha, mostrando ao visitante a importância da preservação ambiental. O almoço será servido durante o passeio. Retorno para a vila de Alter do Chão e pernoite.
dia 03 Rio Arapiuns
Após o café da manhã, seguiremos viagem para a Comunidade de Urucureá, cruzaremos o gigantesco rio de águas verdes esmeralda Tapajós, adentraremos em outro rio de águas transparentes o rio Arapiuns chegaremos a Vila de Urucureá, reconhecimento da vila, conheceremos os traçados artesanal de palha de Tucumã e a casa de Fabricação de Farinha. Para quem gosta de trilhas faremos uma caminhada pela península na Trilha do Pataxó até chegar ao Rio Amazonas, com possibilidade de se ver pássaros como tucanos, papagaios, maracanãs e macacos, a caminhada tem a duração de aproximadamente 02h30min. O Almoço é servido em uma casa de nativo Caboclo, para se conhecer um pouco e vivenciar a vida do ribeirinho Amazônico à tardinha retorno para Alter do chão. Ao final do dia chegaremos em um dos lugares mais bonitos da região,a Ponta Grande,ótimo local para pernoitar e fazer uma “piracaia”, churrasco de peixe na praia.
dia 04 Comunidade Coroca e Gorete
Conheceremos um pouco da vida ribeirinha e trabalhos de sustentabilidade existentes na região. As comunidades trabalham com criação de peixes, tartarugas e mel de abelha sem ferrão.

Durante o dia oportunidade de banho nas praias desertas do rio são sempre bem vindas. Refeições serão todas servidas a bordo.
dia 05

Retorno passando por Canal do Jari
Encontra-se nesta localidade muitas espécies de aves, macacos, jacarés e botos. Esta área é própria para pescar, passear de canoa e fazer trilha pela mata. O almoço será servido durante o passeio. Ao final do dia retorno para Vila de Alter do Chão para pernoite no hotel.


dia 06 Retorno cidade de origem
Saída do hotel para o aeroporto de Santarém com destino a cidade de origem. Boa Viagem.
  Toda a programação nas 4 comunidades será planejada em detalhes em Reuniões que definirão os grupos e indivíduos responsáveis.

aviso vacinação febre amarela

aviso vacinação febre amarela
  Turismo Consciente | Rua Rocha, 425 - 4º Andar cep 01330-000 - São Paulo - SP contato@turismoconsciente.com.br | 55 11 3262 4399 desenvolvido por Studio Prompt